Páginas

segunda-feira, outubro 23, 2006

Livro - Declínio e Queda do Império Romano - Edward Gibbon

Este livro conta a trajetória do Império Romano desde o tempo dos Antoninos até a queda do Império do Oriente representado pela tomada de Constantinopla pelos Turcos. É claro que o livro termina mesmo com a queda do Império do Ocidente, após a tomada de Roma pelos Godos.
Este livro foi um dos mais interessantes que li nos últimos anos, ele conta a organização dos Romanos, seu sistema de governo, seu sistema de justiça, e seu enorme sistema militar. O início da igreja católica também é descrito. Por incrível que pareça a nossa sociedade é muito parecida com a dos Romanos, claro que hoje somos moralmente mais evoluídos, mas o sistema é muito parecido. Havia até o bolsa escola, que era uma esmola dada pelos Imperadores para calarem a boca dos plebeus insolentes. Fora os jogos que lembram muito um fla flu de hoje (inclusive o comportamento das torcidas).
Infelizmente a edição a que me refiro é um resumo da original que não está disponível no Brasil. Esta é composta por 7 volumes e o que eu li é um resumo publicado pela companhia das letras na coleção de bolso. Bom já dá para ter um gostinho do original.

Nenhum comentário: