Retorno ao Brasil

Encontrei uns esboços no painel do blogger que eu nunca terminara e que merecem ser revisitados. Tentei escrever sobre como foi o meu retorno ao Brasil após 1 ano e meio de residência em Portugal.
Morámos em Lisboa, na freguesia de Belém, em Portugal a divisão administrativa correspondente ao bairro é a freguesia. Isso remonta ao tempo da monarquia em que a Igreja era a grande ordenadora da vida civil dos cidadãos. No Brasil também era assim, mas a sanha positivista dos republicanos acabou com todas as estruturas que fizessem rememorar um passado monárquico e cristão na sociedade. esse movimento teve ser apogeu na destruição do Paço da Boa Vista por um incêdio causado pela negligência do governo.
Eu fui fazer um estágio pós-doutoral IHMT. As nossas crianças estudaram em colégios privados, chegámos no meio do anos letivo, em janeiro, e houve uma certa dificuldade em inseri-los no sistema público. Neste ano e meio eu consegui revalidar os meus títulos acadêmicos e especialidade médica, além de revalidar o diploma da mina esposa. Voltámos para o Brasil com a ideia de retornarmos a Portugal.
O Brasil estava no meio de uma crise institucional grave, a presidANTA estava prestes a ser defenestrada por crimes de responsabilidade. O facto dela ter sido demitida, fez com que nós decidíssemos ficar mais tempo no Brasil, também era necessário conseguir um emprego estável em Portugal.
Em dezembro de 2017, ao escrever a um colega, consegui a posição em um hospital do SNS. Nesta altura eu já tinha uma passagem comprada para ir a Portugal com o objectivo de vender o carro que havia aqui deixado. Voltei para o Brasil sem vender o carro, com o financiamento aprovado para compra de um imóvel e com o contrato de trabalho assinado. Arrumamos a mudança e cá estamos há 1 ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memórias de Adriano

Museu do Primeiro Reinado

Mudanças e mais mudanças