Mudanças e mais mudanças

Foram mais 6 anos sem escrever nada neste blog, posso justificar-me pelas atribulações decorrentes das outras mudanças por que passámos. Depois de 9 anos a morar na capital do Brasil, mudámos há exato 1 ano para Portugal. Não foi um movimento brusco, mas pensado e planejado nos últimos 10 anos. Obviamente houve as serendipidades, ou acontecimentos aleatórios, que facilitaram a nossa partida.
Um dos motivos desencadeadores foi a falta de perspectiva que nos encontrávamos no Brasil. Muita violência, baixa qualidade nos serviços que eram adquiridos, muito ruído ideológico e a cultura disseminada do jeitinho. Não quero aqui dizer que o Brasil seja um país ruim para se viver, nem de longe, poderia sim ser o melhor do mundo. No entanto, há forças atávicas que nos impedem o desenvolvimento, isso ficou mais claro com a eleição do Bolsonaro. É louvável o que ele tem tendado fazer para melhorar o ambiente interno e pôr as coisas no rumo certo. Mas, mesmo que isso tudo venha a dar certo, os resultados serão sentidos no longo prazo. Na minha opinião, o Brasil chega a um grau de civilização aceitável em um prazo de 50 a 70 anos, se ele for bem sucedido. Não tenho mais esse tempo, a minha geração já alcançou o seu apogeu, agora é tentar manter e sobreviver enquanto as coisas não melhorem.
Vou tentar actualizar este blogue e colocar as notícias em dia. São muitos anos de defasagem , mas tenho boa vontade e o efeito é muito interessante. Há anos não vinha aqui e o que ficou escrito mostra um pouco dos pensamentos que até eu mesmo já não me recordava mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memórias de Adriano

Museu do Primeiro Reinado